Coronel João Sá é a cidade da Bahia com melhor índice de investimento do Brasil
  • 30.Out

Coronel João Sá é a cidade da Bahia com melhor índice de investimento do Brasil


A cidade de Coronel João Sá, município do nordeste da Bahia, há cerca de 380 km de Salvador é destaque no levantamento do IFDM, índice FIRJAN de desenvolvimento municipal.

Desde 2008, anualmente o IFDM mede o desenvolvimento de todos os municípios do Brasil e na publicação da última quinta-feira (21) o levantamento referente a 2020, aponta Coronel João Sá ocupando a seleta lista das primeiras no quesito investimento.

O índice é baseado em resultados fiscais declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Ele é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.

Nesta edição, o IFGF avaliou as contas de 5.239 municípios, onde vivem 94,4% da população brasileira.

Sob o comando do prefeito Carlos Augusto Silveira Sobral (Carlinhos Sobral, MDB), o município de Coronel João Sá obteve nota máxima – (0 a 1) – no quesito “investimentos”, ficando em primeiro lugar na Bahia, superando inclusive a capital Salvador, que ficou em 124º no ranking estadual, e demais cidades do interior como Paulo Afonso 88º, Feira de Santana 125º, Vitória da Conquista 129º, Teixeira de Freitas 193º entre outras.

De acordo com estudo a nível Brasil, Coronel João Sá também recebeu a nota máxima ficando na 1ª colocação ranking brasileiro no quesito “investimentos”.

Ao saber da divulgação  desses números o prefeito do município, Carlos Augusto Silveira Sobral,  comemorou emocionado, exaltando o “orgulho que é governar um lugar de gente lutadora que enfrenta os desafios de cabeça erguida, muita fé e dedicação exercita sua alta capacidade de superação, relembrando que sua administração enfrentou a maior tragédia natural da história, quando houve o estouro da barragem do Quati, fato que trouxe bastante sofrimento para o povo e  que repercutiu na  imprensa nacional”.

Vale lembrar que, somente em 2020, durante a gestão do prefeito Carlinhos Sobral, a Prefeitura de Coronel João Sá, inaugurou 25 de obras e realizou 05 aquisições entre veículos e equipamentos. 

Já neste ano de 2021 foram entregues 62 obras e mais 10 em andamento, além de 07 veículos e 04 equipamentos.

  •