O Jogo virou!

Nova pesquisa AtlasIntel aponta liderança de Jerônimo Rodrigues (PT) para o Governo da Bahia

  • 24.Ago

O Jogo virou!


Nova pesquisa AtlasIntel aponta liderança de Jerônimo Rodrigues (PT) para o Governo da Bahia

O candidato do PT ao governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, pela primeira vez aparece na liderança da corrida eleitoral. É o que aponta a terceira rodada da pesquisa AtlasIntel, contratada pelo Grupo A Tarde.

Os números mostram Jerônimo Rodrigues com 38%, com uma oscilação de 0,2 ponto em relação à última pesquisa e um crescimento de 5,4 pontos desde o primeiro levantamento. Em segundo, está ACM Neto (União Brasil) com 35,6%. Uma queda de 3,2 pontos em relação ao último levantamento e 4,1 de retração desde o início da série.

João Roma começou com 10,5%, subiu para 13,2% e agora tem 14,7%, acumulando um crescimento de 4,2 pontos nas intenções de voto.

A nova rodada da pesquisa AtlasIntel mostra de forma mais clara o que já vinha sendo levantado nas consultas anteriores: que a associação entre os candidatos ao governo e à presidência pode ser decisiva na escolha do eleitor.

Isso explica tanto o crescimento de Jerônimo, candidato de Lula (PT), quanto de João Roma, representante de Bolsonaro (PL) na eleição estadual. Na Bahia, Lula lidera com 62,4%, com leve variação de 1,5 para menos em relação à última pesquisa. 

Bolsonaro tem 28,4% no estado, crescimento de 3,1, atribuído ao pagamento do auxílio e a melhora do cenário econômico.

Instituto com expertise internacional

Co-fundador do instituto, o mestre e doutor em ciência política pela Universidade de Harvard, o romeno Andrei Roman afirma, sem medo de errar, que o Atlas é o único instituto no Brasil de atuação internacional.

Experiência e expertise comprovadas nas eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, em 2019 na eleição do presidente da Argentina, onde o instituto também teve bom desempenho nas eleições legislativas de 2021, além dos pleitos presidenciais do Chile (2020) e Colômbia (2022). 

O AtlasIntel é o único instituto selo “A” do ‘FiveThirtyEight’ instituto americano que avalia empresas de levantamento estatístico. Nas eleições americanas, o Atlas teve uma margem de 2,01 pontos, a menor entre todas as empresas de pesquisa locais.

Recentemente, a empresa foi contratada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para organizar a base de dados do Censo 2022.