Outubro Verde: CTA realiza capacitação para prevenção, detecção e tratamento da sífilis
  • 30.Out

Outubro Verde: CTA realiza capacitação para prevenção, detecção e tratamento da sífilis


Além de ser o mês de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, outubro é também o mês de conscientização sobre a sífilis no Brasil. A campanha Outubro Verde chama a atenção para formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Nesta sexta-feira, 29, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Itapetinga, sob a Coordenação de Jaciara Pereira, e a Atenção Primaria, sob a Direção de Fernanda Cruz, promoveram um momento de capacitação com as Enfermeiras das Unidades de Saúde sobre o tema.

A médica ginecologista Marília Bião falou sobre a importância do tratamento adequado, principalmente para gestantes e seus parceiros,  em tempo oportuno para que os índices de sífilis congênita sejam reduzidos. Quando a sífilis atinge o bebê ele fica sujeito à doença e todas as suas sequelas.

Ainda como forma de prevenção, as Unidades de Atenção Primária realizam testes rápidos para detecção da doença e encaminhamento para tratamento precoce a partir de 12 anos de idade.

Procure a Unidade mais próxima, garanta seu exame e previna-se.